1º Mestre Sol Curador deste Amanhecer
O Mestre Curador ainda vive na essência e na simplicidade que lhe marcou a trajetória. O Trino Sumanã semeou o silêncio, tal qual o Cristo que sob os gritos de raiva dos que o condenaram. Ele subiu o morro do calvário, cansado, frágil e sangrando, sem dar uma única palavra, porque seu silêncio era uma prece de despedida da Terra e a redenção para um novo despertar, aonde a sua palavra se tornaria nosso único ponto de certeza em Deus e na vida eterna.
Dentre os Trinos Presidentes, foi oi único a se preocupar com a estrutura hierarquica estabelecida por Pai Seta Branca por meio de Tia Neiva, no sentido de garantir a sustenação dos valores da Corrente Inidicana do Espaço e preservação dos contatos com os Soberanos Espíritos da Lei Cabalística. O Trino Sumanã assim estabeleceu em seus ultimos atos, que a partir de então, não se formariam mais Trinos Presidentes Triada no Amanhecer, esclarecendo que estes foram formados apenas pela Clarividente e, a partir de então, os representantes das Raizes do Amanhecer passariam a ser os Trinos Regentes. O último dos Trinos Presidentes criou o Colegiado de Trinos, para que este pudesse agir independente das ações humanas, exigindo do mesmo que atuasse de acordo com as Leis do Amanhecer.
Trino representante da 3ª Raiz do Amanhecer.
Força ligada ás grandes organizações. Não emite Força Dominante. É Força Curadora e Desobsessiva. Legião dos Iniciados que se limitam as grandes curas. Não é Força Vibratória como Tumuchy ou Arakem, porém é de igual poder.
Canto do Trino Sumanã
Oh, Jesus! Esta é a hora precisa de minha vida, de nossas vidas.
Eu sou, Jesus, aquele Cavaleiro que tombou junto aos meus companheiros daquela era, na amarga conquista de Atenas, naquele mundo grego, naquele mundo peloponense.
Senti a desolação dos meus componentes ao vê-los sangrentos por não te conhecer, não conhecer o Teu nome. Pedi a Tua santa cura e fui ouvido porque dentro de mim apareceram os grandes curadores e curastes a todos nós.
Em ti, Jesus, após este grande acervo de curadores que vi e ouvi, tenho para mim este grande Anoday que pela responsabilidade dos séculos curo em Teu santo nome, em nome de Deus Pai Todo Poderoso.
Vivo Jesus aos pés, de porta em porta, curando em Teu nome, em nome do Pai, do Filho e do Espírito.
Salve Deus!